quinta-feira, 29 de maio de 2008

Proteína – o tijolo do corpo humano

As proteínas são moléculas essenciais formadas por uma cadeia de aminoácidos, de modo a manter a estrutura e o funcionamento do organismo. Estas têm diferentes propriedades, tais como, enzimas, hemoglobina, tendões e pele. As proteínas regulam a contracção muscular, produção de anticorpos, expansão e contracção dos vasos sanguíneos para manter a pressão normal.

Assim, são o material de construção da estrutura do corpo humano e são necessárias para o crescimento, desenvolvimento e reparação das células, tecidos e órgãos, e para a produção de hormonas, enzimas e componentes do sistema imunitário.

As proteínas são importantes para todas as pessoas, no entanto quem necessita mais delas são os atletas, pois se não ingerirem mais proteína que a recomendada, não se desenvolvem satisfatoriamente nos treinos, e mais importante, ingerir proteínas após a actividade física, juntamente com hidratos de carbono, acelera a recuperação dos músculos.

Existe dois tipos de proteínas alto valor biológico (animais) e as de baixo valor biológico (vegetais), tanto uma como a outra devem ser ingeridas, por atletas e por aqueles com um estilo de vida menos activo.

No entanto, para atletas que, por alguma razão, não conseguem consumir uma dieta adequada de hidratos de carbono e proteínas, necessitam de uma suplementação.

Este artigo informa os dois tipos de proteínas (animal e vegetal) e ainda os suplementos que podem ser ingeridos e a sua importância.
Leia Mais »

As Famosas Dietas Radicais…

Pois é, agora que começamos a entrar no Verão.. praia.. calor… biquínis…muitas pessoas começam a pensar em perder os quilinhos a mais que ganharam no Inverno, e por isso começam a tomar uns comprimidos dietéticos que pensam ser o comprimido mágico, mas que só mascaram o problema, pois são inibidores de apetite e quando a pessoa deixa de os tomar a fome volta… e começam a fazer dietas radicais…

No entanto essas dietas milagrosas, em que se perde 10 kgs numa semana, excluem alimentos essenciais para o organismo, e mesmo jejuar dias a fim, são verdadeiros atentados à saúde. É importante frisar que dietas em que a perda de peso é rápida, só tem resultado a curto prazo, pois passado algum tempo volta-se a engordar, tornando-se num verdadeiro efeito iô-iô, pois quando a dieta é abandonada a corpo adquire todo o peso perdido rapidamente, ou até mais, e isso têm consequências como por exemplo a ocorrência de estrias e flacidez.

Assim, as dietas radicais são aquelas que normalmente proporcionam resultados rápidos, porém à custa de muito sacrifício. Estas afectam também o metabolismo da pessoa e promovem a perda de massa muscular, por exemplo, quando uma pessoa perde 3kg por semana, o que ela está a perder é massa muscular e água do corpo e não a gordura, é esta perda que causa diferença na balança rapidamente, pois a mobilização de gordura demora muito mais tempo.

Podem ver aqui algumas das dietas radicais que muitas mulheres e homens se submetem para conseguirem perder peso (à nomes para todos os gostos).
Ler Mais »