quinta-feira, 17 de abril de 2008

A melhor forma de perder a barriguita…

É impossível para qualquer pessoa perder massa gorda num sítio específico do corpo, esta quando se perde, perder-se no corpo todo, ou seja, sistemicamente. No entanto, em muitos casos, o corpo armazena massa gorda em sítios específicos (barriga, nádegas, coxas, etc..). Nestes casos, as pessoas pensam que estão a perder a gordura em todo lado menos naquele determinado sitio, o que é incorrecto, pois essa massa gorda irá desaparecer, no entanto será o último sítio de onde desaparecerá…

Em relação à barriguita, a melhor forma de perder a massa gorda dos seus abdominais, não é trabalhá-los mais, mas sim fazer mais exercícios cardiovasculares/aeróbicos (bicicleta, step, elíptica, passadeira …) o qual utiliza como prioridade de fonte energética, a gordura e por isso são óptimos fat burners. O ideal será trabalhar os seus abdominais duas/três vezes por semana, pois pode ter excelentes abdominais e não os visualizar porque o músculo está coberto com uma camada de massa gorda.

Não se deve treinar o músculo abdominal diariamente com elevada intensidade, pois tal como qualquer outro músculo, este precisa de um período de recuperação, de modo a desenvolver um conjunto de mecanismos fisiológicos que fomentam a tonificação muscular.

O melhor exercício abdominal é ainda o mais comum/simples, mas deverá ser feito de forma correcta, de modo a não comprometer o pescoço e a coluna. Assim, em decúbito dorsal (barriga para cima), joelhos flexionados, pés no chão, em cima de um banco/bola de pilates, ou no ar, e dedos das mãos junto á orelhas, suba o tronco até à altura de 45º (concentrando a sua força no músculo do abdómen) e desça devagar sem tocar com os ombros no chão. Deverá ter sempre os cotovelos abertos e o queixo a apontar para o tecto.

Em relação ao número de repetições não beneficiará em nada se fizer muitas repetições mal executadas, o mais benéfico será fazer poucas repetições correctamente executadas…
Comece por fazer 10-20 repetições e quando estas já forem efectuadas com considerável facilidade comece a aumentar o número de repetições - por exemplo: passar de 2x10 para 2x20 ou de 3x10 para 3x20 repetições, mas lembre-se sempre de descansar entre as repetições.
No entanto, não se esqueça que o exercício só por si não é o suficiente para combater a gordura. Se beber cerveja e comer pizza regularmente, não interessa quanto tempo passa no ginásio ou que exercícios faz, pois nunca terá uns abdominais firmes.

Sem comentários: