quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nutrição e Exercícios na gravidez

Para muitas mulheres a gravidez é um período da vida mágico. Para outras, é um castigo, pois pensam sempre no que irão engordar e têm medo de ficar com o corpo deformado.

No entanto, a gravidez não deve ser pensada desta forma, pois existem muitas maneiras de o corpo de uma grávida voltar ao que era antes, sem necessidade de grandes dietas.

Existem dois factores essenciais na gravidez, a nutrição e o exercício, pois são estes dois que regem a saúde da mãe e do feto.

Deixo aqui uma pesquisa sobre a nutrição e o tipo de exercicio que as grávidas deve realizar, pois estas devem ter certos cuidados com a alimentação, de forma a ingerirem os nutrientes correctos e devem sempre fazer actividades físicas de intensidade leve ou moderada e de baixo impacto.

Também não me esqueci das mulheres vegetarias que ás vezes pensam que vão ter muitos problemas quando engravidarem, pois enganam-se, existem muitos alimentos de origem vegetal que contém quase todos os nutrientes que necessitam para terem uma gravidez fantástica.

Clique aqui para saber tudo sobre a nutrição e a actividade física que as mulheres devem fazer durante a gravidez

3 comentários:

Móni disse...

Um artigo muito útil, repleto de informação muito importante e necessária. A gravidez não deverá nunca ser encarada como um período em que a mulher não possa continuar a practivar exercício e muito menos deverá ser uma desculpa para comer gorduras e açucares desmesuradamente!
Gravidez não é doença! É Força, felicidade e vitalidade! E as mulheres dos dias de hoje têm a "obrigação" de se informarem e tornarem a sua gravidez num dos períodos de beleza mais fortes da sua vida!
Parabéns pelo artigo Sara, gostei muito! Bjs

helena disse...

Olá será que m podem ajudar? Pratico desporto todos os dias, e adoro. Desde combat, jump,aerobica... quase smp d impacto, mas neste momento estou a pensar engravidar e não sei o que fazer. Se devo parar já, se só quando ficar realmente gravida, ou se posso continuar a fazer enquanto conseguir? A minha médica nao m deu uma resposta certa e não quero dizer no ginasio que estou a tentar engravidar.....por isso ajudem-me por favor

obrigada
e já agora gostei muito deste artigo *

Sara Mendes disse...

Olá Helena,
Antes demais, agradeço por ter visitado o meu blog e por ter gostado, e claro por ter colocado dúvidas, eu gosto imenso de esclarecer as pessoas sobre estes assuntos, pois acho-os bastante importantes.

Fico contente por praticar desporto e gostar imenso, pois é isso que nos dá vida, mexermo-nos, e gostarmos do que fazemos.

Em relação à sua questão, se ainda está a tentar engravidar, pode praticar qualquer tipo de desporto, não existem limitações.

No entanto, quando engravidar e nos primeiros meses da gravidez, se não tiver uma gravidez de risco nem sentir nada estranho, pode fazer quase tudo, desde que controle a sua frequência cardíaca, deve usar sempre um polar ou um monitor de frequência cardíaca.

Também deve avisar todos os seus instrutores para que caso exista algum exercício menos apropriado, lhe possam dar um diferente.

Não são aconselhados exercícios abdominais, sobretudo os que puxam pelo recto abdominal. As pranchas laterais também não são indicadas e movimentos de rotação com peso também não. Se desejar trabalhar o abdominal, deve praticar pilates, mas avisando o/a instrutor/a de que está grávida.

Actividades de alto impacto são desaconselhadas (aeróbica, step, combat, pump), isto porque neste tipo de actividades fazemos muitos movimentos bruscos que podem prejudicar o bébé.

Os melhores desportos para se fazer durante a gravidez (quando se está de 4 meses ou mais) são exercícios dentro de água pois diminuem o impacto e acalmam o bébé, como por exemplo natação, hidroginástica, outros que também são permitidos são a dança, correr, remo, ginásio (cardio), bicicleta, ioga e pilates.

Helena, algo que muita gente não sabe, é que quem pratica exercício físico durante a gravidez, tem um trabalho de parto mais rápido, e as contracções são melhor suportadas. Como já pratica desporto há imenso tempo, o ideal é manter esse hábito, mas quando engravidar deve moderar o ritmo e avaliar com o seu instrutor o conjunto de exercícios que melhor se adeqúe ao seu novo estado.

Espero tê-la esclarecido. Se tiver mais dúvidas não hesite em colocá-las.

Desejo-lhe muitas felicidades, e que este Natal, seja um Natal cheio de surpresas e muita alegria.