quinta-feira, 29 de maio de 2008

Proteína – o tijolo do corpo humano

As proteínas são moléculas essenciais formadas por uma cadeia de aminoácidos, de modo a manter a estrutura e o funcionamento do organismo. Estas têm diferentes propriedades, tais como, enzimas, hemoglobina, tendões e pele. As proteínas regulam a contracção muscular, produção de anticorpos, expansão e contracção dos vasos sanguíneos para manter a pressão normal.

Assim, são o material de construção da estrutura do corpo humano e são necessárias para o crescimento, desenvolvimento e reparação das células, tecidos e órgãos, e para a produção de hormonas, enzimas e componentes do sistema imunitário.

As proteínas são importantes para todas as pessoas, no entanto quem necessita mais delas são os atletas, pois se não ingerirem mais proteína que a recomendada, não se desenvolvem satisfatoriamente nos treinos, e mais importante, ingerir proteínas após a actividade física, juntamente com hidratos de carbono, acelera a recuperação dos músculos.

Existe dois tipos de proteínas alto valor biológico (animais) e as de baixo valor biológico (vegetais), tanto uma como a outra devem ser ingeridas, por atletas e por aqueles com um estilo de vida menos activo.

No entanto, para atletas que, por alguma razão, não conseguem consumir uma dieta adequada de hidratos de carbono e proteínas, necessitam de uma suplementação.

Este artigo informa os dois tipos de proteínas (animal e vegetal) e ainda os suplementos que podem ser ingeridos e a sua importância.
Leia Mais »

Sem comentários: