quarta-feira, 3 de junho de 2009

Esculpir o corpo

Esculpir o corpo é uma “operação” difícil que leva muitos anos e muita força de vontade.

Não se consegue somente á base de dietas e cárdio, pois é a musculação que dá a forma ao corpo.

Musculação = Modelar o Corpo

Com o cárdio e uma dieta, o indivíduo perde peso, mas também perde massa muscular, e o que isto quer dizer, é que fica sem músculo para segurar a pele… e é por isso que muitas mulheres e homens ficam flácidos e com peles penduradas.

Dieta + Cárdio = perda de gordura e massa muscular

Dieta + Cárdio + Musculação = perda de gordura e mantém a massa muscular

Como o músculo queima gordura, quanto mais músculo a pessoa tiver mais gordura o corpo queima. Porque mesmo depois do treino os músculos vão continuar a consumir energia (gordura em excesso).

Foi realizado um estudo sobre este assunto em 2008:

Hunter et al Resistance Training Conserves Fat-free Mass and Resting Energy Expenditure Following Weight Loss. Obesity (Silver Spring). 2008

Este estudo comparou 3 grupos:
- 1 grupo em só faziam uma dieta
- 1 grupo em que faziam dieta e cárdio
- 1 grupo em que faziam dieta e musculação

Os resultados mostraram que apenas o grupo que fez musculação manteve a massa magra e melhorou o metabolismo. O grupo que fez dieta e cárdio, perdeu massa muscular e reduziu o metabolismo. Daqui resume-se que o grupo que fez musculação perdeu mais gordura e manteve o seu metabolismo, o que significa que se o programa de musculação continuar por um longo período, este vai ajudar a perder mais gordura.

É verdade que muitas mulheres pensam que se fizeram musculação, irão ficar com grandes músculos e deformadas, mas isso é uma completa mentira. O que as mulheres deveram fazer são muitas repetições com pouco peso, ou seja, fazer entre 4 repetições de 12 ou 15 vezes. E aumentar somente o peso quando já fizerem estas repetições muito facilmente.

Por exemplo o meu treino é:
- Segunda-feira -> Peito e Ombro
- Terça-feira -> 30 min de cárdio e abdominais
- Quarta-feira -> Perna
- Quinta feira -> 30 min de cárdio e abdominais
- Sexta-feira -> Costas e Braço

E faço 4 séries de 12 a 15 repetições, de cada exercício.

Vou começar a comer de 2 em 2 horas para que desta forma consiga acelerar o meu metabolismo, sei que vai demorar até ficar com o corpo que quero, mas tenho força de vontade para isso.
Enviar um comentário