sexta-feira, 19 de junho de 2009

Verdades ou Falsidades sobre a perda de massa gorda

1 – Quando queremos ficar secos devemos evitar os hidratos de carbono simples.

Falso.

Os hidratos de carbono simples são aqueles que são digeridos e absorvidos rapidamente e são óptimos na primeira refeição do dia para levantar os níveis de açúcar no sangue. Para além da primeira refeição da manha também são uma necessidade depois do treino, quer seja musculação ou cardio, pois o organismo tem que retomar rapidamente ao seu estado anabólico, que foi interrompido com o treino.
No entanto, só devemos ingerir hidratos de carbono simples no pequeno-almoço e no pós-treino.
Hidratos de Carbono Simples: Açucares, Frutas, Doces, refrigerantes, etc.. (alto índice glicêmico)

2 – A ingestão de proteínas deve ser elevada quando queremos secar.

Verdadeiro.

Quando começamos uma dieta para queimar gordura e reduzir nas calorias, a ingestão de proteína é muito importante. A gordura corporal começa a ser utilizada, e o corpo começa a confiar numa fonte alternativa de energia: proteína.
Se numa dieta não consumirmos proteína suficiente o corpo vai utilizar como fonte alternativa de energia o próprio tecido muscular… ou seja, começamos a perder a massa magra. E assim começa-se a perder tecido muscular, o metabolismo começa a ficar muito lento e a queima de gordura diminui…

3 – Devemos treinar com o estômago vazio quando queremos secar.

Falso.

Devemos comer sempre antes do treino, seja um batido, uma barra de cereais, 3 ou 4 bolachas integrais, fruta… qualquer coisa. Nunca se deve falhar a refeição pré-treino. Comer antes do treino permite-lhe treinar duro, e é com um treino duro que conseguimos queimar mais gordura.
Segundo Chris, consultor nutricional e bodybuilding, a pergunta a ser feita é “Como está a intensidade do treino? Se respondem que o treino não está intenso, essa é uma indicação de que se está a comer muito pouco, o que é um grande erro, pois está a reduzir nas calorias em detrimento da manutenção da sua capacidade para treinar duro. O treino pesado deixa-o magro e impulsiona o metabolismo. Aqueles que não comem nada antes do treino, acabam em over training, debilitados e podem perdem músculos simplesmente porque não podem treinar duro no ginásio.”

4 – Quando queremos emagrecer, não devemos comer muito tarde.

Verdadeiro.

Tudo o que ingerimos é armazenado pelo organismo, especialmente os hidratos de carbono, assim como as gorduras. Quando estamos numa fase de queimar gordura, as refeições de jantar e lanches do final do dia devem ser menos do que o pequeno-almoço e o almoço. O último lanche da tarde deve ser somente composto por proteína e ao jantar limite-se somente á proteína e aos vegetais.

5 – A cafeína pode ajudar a queimar gordura.

Verdadeiro.

A cafeína aumenta a quantidade de gordura que é libertada a partir de células de gordura, permitindo ser mais facilmente utilizada como combustível. Assim, o ideal seria beber um café uma hora antes do treino, pois pesquisas mostram que ao fazer isto pode dar-lhe mais força no ginásio e diminuir dores musculares durante o treino, o que lhe irá permitir treinar mais pesado.

6 – Beber água pode ajudar a queimar gordura.

Verdadeiro.

Devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia, por duas razões a primeira para não fazermos retenção de líquidos, pois se bebermos muita água, o organismo não precisa de a reter/armazenar, o que não irá causar celulite.
É também do conhecimento de algumas pessoas que os indivíduos desidratados têm uma queda na taxa metabólica de repouso (numero de calorias que queimam por dia), assim se ficarmos hidratados ajuda a manter a taxa metabólica e ajuda a queimar gordura.
Outra novidade é que um copo de água gelado queima mais calorias do que um copo de água na temperatura ambiente. Isto acontece porque o corpo não consegue absorver água muita gelada, e por isso precisa de aquece-a antes. Este processo de aquecimento gasta alguma energia, ou seja, calorias.
O corpo gasta em média uma caloria para aumentar a temperatura de um litro de água a 1ºC. Para absorver, ele precisa de aumentar a temperatura até 37ºC em média, que é a temperatura do corpo. Por isso o ideal é beber muita água fria.

7 – Saltar o pequeno-almoço pode contribuir para o aumento de gordura.

Verdadeiro.

Não tomar o pequeno-almoço é uma violação às regras de qualquer dieta. Quando acordamos com fome e não ingerimos o pequeno-almoço, os níveis de hormônio leptina (regulam o apetite e o metabolismo), podem mudar, incentivando assim o corpo a manter a gordura e não a perdê-la.
Para além disto, saltar o pequeno-almoço também faz com que se perda massa muscular e torna o metabolismo lento. Quando estamos a dormir, estamos em jejum 7 ou 8 horas, assim a primeira coisa que devemos fazer quando acordamos é ingerir proteínas e hidratos de carbono.
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