segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aeróbica do século XXI

“Acredite, é possível emagrecer dentro de casa… e jogando jogos de consola!!!”

Quem lê-se esta frase à alguns anos atrás, diria que quem a disse era maluquinho, e que as consolas e os jogos só servem para engordar as pessoas, pois estes refastelam-se no sofá e passam lá um dia inteiro a jogar e a comer batatas fritas, ou frutos secos, ou outras porcarias, fáceis de comer e que não fazem tirar os olhos muito tempo da televisão.

Mas á pouco tempo saiu uma consola de jogos, a Wii, que é um dispositivo lúdico de exercício físico e onde a pessoa pode ter a experiencia que alia a manutenção corporal a jogos simples.

Esta consola é composta por um sistema que conta com uma série de software’s de testes físicos em conjunto com um acessório para a Nintendo Wii, o Balance Border, semelhante ás plataformas das aulas de Step.

Este tapete/balança (Balance Border) faz um exame geral do tipo check-up para saber como está o nosso Índice de Massa Corporal (IMC), o centro de gravidade (que permite detectar para qual lado pende o peso) e o controlo. Exibe assim os dados relativos ao peso e idade do jogador, o IMC e a idade real do jogador, baseada nos resultados do programa de treino escolhido. Depois do check-up escolhe-se um treinador pessoal (feminino ou masculino) e iniciam-se, à escolha os exercícios. Este sistema foi desenvolvido por Shigery Miyamoto, com o objectivo da sua família poder fazer exercício toda junta.

O jogo tem 50 actividades diferentes divididas por quatro grupos: jogos de equilíbrio, ginastica e musculação e aeróbica e Yoga. O Wii Fit permite também que os jogadores possam comparar os resultados dos exercícios através do “Wii Fit Channel” no Wii Menu.


Categorias do Wii Fit:

- Exercício aeróbico: exercícios de curta duração destinados a estimular os batimentos cardíacos Exercícios: Hula Hoop, super hula hoop, rhythm boxing (similar ao step), basic step, advanced step, free step, basic run, 2-P run, free run.

- Musculação: movimentos controlados com os braços, pernas e outras partes do corpo. Exercícios: Single Leg Extension, sideways leg fit, arm and leg fit, single-arm stand, torso twists, rowing squat, single leg twist, lunge, push-up and side plank, jackknife, plank, tricep extension, push-up chanllenge, plank chanllenge, Jackknife challenge.

- Posições de Yoga: posições clássicas que focam o equilíbrio e alongamento do corpo. Exercícios: Deep Breathing, half-moon, dance, cobra, bridge, spinal twist, shoulder stand, warrior, sun, salutation, tree, downward facing dog, standing knee, palm tree, chair, triangle.

- Jogos de equilíbrio: actividades como esqui, cabeçear bolas de futebol virtuais. Exercícios: Heading, Ski Jump, Ski Slalom, Snowboard Slalom, table-tilt (use o equilíbrio para levar uma bola dentro de buracos), tightrope (andar na corda bamba), balance bubble (navegar num rio dentro de uma bolha), penguin slide (apanhar peixes enquanto nos equilibramos em cima de um cubo de gelo), lotus focus (a pessoa não se pode mexer enquanto olha para a chama de uma vela).

Assim, a Wii apareceu com o objectivo de tornar as pessoas fisicamente activas ao mesmo tempo que se divertem. Muitas são as pessoas que na consola Wii Fit procuram a redução de peso ou manutenção da boa forma física.

No entanto, é importante perceber que o jogo não tem a pretensão de substituir a ginástica tradicional e com um simples jogos que as pessoas emagreçam ou ficam numa forma física esplêndida. Aliás, a ginástica tradicional localizada, como a musculação, a aeróbica, corrida, natação, pilates e lutas marciais, continuam a ser totalmente indicadas por especialistas, quando o objectivo é melhorar a forma física Estas actividades são essenciais para aqueles que desejam manter a saúde e a boa forma física de modo correcto e duradouro.

O jogo é um bom combate ao sedentarismo, a pessoa torna-se fisicamente mais activa e adquire um maior grau de força física, de condicionamento e melhora o sistema cardiorrespiratório, o que já é um óptimo começo, para começar a ficar em forma. Para continuar na boa forma, é preciso fazer um trabalho à parte com profissionais competentes (ginásios) e manter uma dieta bem balanceada.

Sem comentários: