terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Redução da tensão pré-menstrual através de alimentos

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que atinge somente algumas mulheres nos dias que antecedem à menstruação e tornam-se mais intensos até a menstruação aparecer. Normalmente é caracterizada por ansiedade, irritabilidade, dores no peito, distensão abdominal e dores de cabeça, mas os sintomas podem variar de mulher para mulher e existem mulheres que nem sabem o que é porque nunca tiveram.

A sua causa não é conhecida, porém muitos factores podem estar envolvidos, como os hormonimos normais do ciclo menstrual que podem interferir com sistema nervoso, ex: a progesterona (hormonio esteróide que é produzido no ovário).

A TPM infelizmente, também pode vir como herança, ou seja, se uma mãe sofre de TPM existe uma grande probabilidade que a filha também venha a sofrer.

Visto o TPM ser algo afecta o bem estar e qualidade de vida das mulheres de forma significativa, pois os sintomas podem ser físicos (cefaleias, dor ou inchaço das pernas, pés e abdómen, acne, insónia, sonolência e cansaço) e emocionais (irritabilidade, agressividade, depressão, esquecimento, confusão, diminuição do libido e aumento de apetite), existe algo que podemos fazer para aliviar o TPM, que consiste em consumir mais vitaminas B6, vitamina E, magnésio, potássio, cálcio, vitamina C e zinco.

Os principais alimentos associados a estes nutrientes são:
- vitamina B6 -> feijão, carnes magras, batatas e verduras
- vitamina E -> azeite de oliva, gema de ovo, óleo de soja e girassol
- fibras -> aveia, maça, laranja e leguminosas
- magnésio -> folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja e tofu, cereais integrais, damasco, abacate e melão.
- zinco -> carnes, fígado e ostras.
- vitamina C
-> laranja, limão, acerola e tomate.
- potássio -> banana, batata e papaia
- cálcio -> leite, queijos e feijão

As mulheres com esta síndrome devem evitar a cafeína e a nicotina, porque esta pode aumentar a irritabilidade, nervosismo e insónia; o álcool e o sal, pois este aumenta a retenção de líquidos e inchaço.
Enviar um comentário