terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A romã e os seus benefícios

Outro fruto que também gosto bastante é a romã, e este tem tantas virtudes para a saúde que vale a pena consumi-la todos os dias.

Além de ser uma fonte de fibra, é uma excelente fonte de vitamina A, C, E, B5 e B3, ferro, ácido fólico, potássio e é um poderoso hidratante e antioxidante.
Existem ainda provas de que a romã ajuda a controlar a pressão arterial, a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a previnir o cancro da mama e da próstata.
Assim, a romã tem imensos nutrientes e oferece inúmeros benefícios à saúde, tais como:

: É um “antibiótico natural” – é utilizada no tratamento de amigdalites, faringites. As infusões obtidas a partir da casca também eram empregues no tratamento de diarreias, e as sementes nos tratamentos de infecções oculares como a conjuntivite.

: Luta contra gripes e resfriados – é extremamente rico em vitaminas e tem um reduzido valor calórico. É de destacar o elevado conteúdo em vitamina C, sendo que a romã fornece 40% da dose diária recomendada deste nutriente, óptimo para combater a gripe e sintomas de resfriado.

: Combate o cancro – o sumo de romã tem excelentes propriedades antioxidantes, 3 vezes mais do que o vinho tinto ou chá verde (100ml). Devido a este factor pode ajudar a combater o cancro da mama e da próstata.

: Benéfico para o coração: a romã tem um elevado teor em antioxidantes que não só ajudam a prevenir o endurecimento das artérias, como também podem inverter a progressão da doença.

- Protege a cartilagem: o extracto da romã tende a agir como um inibidor sobre as enzimas responsáveis por danificar a cartilagem e esta tem ainda qualidades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento da osteoartrose.

Assim, você deve adicionar a romã á sua dieta na forma de fruta, de sumo, em saladas, batidos, cocktails e sobremesas. É uma fruta deliciosa e com muitos benefícios para a saúde.

Sem comentários: