segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sauna depois do exercício não combina

A sauna é óptima para ajudar a relaxar o corpo, no entanto a combinação de sauna depois do exercício físico não combina.

Para ser sincera eu até há pouco tempo, fazia isto mesmo, depois do exercício físico ia até à sauna. Mas depois li uns artigos que diziam que fazia mal e vi tinham razão, que tinham lógica.

Durante o exercício físico transpiramos muito e a água que ingerimos não é a suficiente para aquilo que transpiramos. Assim, se depois de já termos transpirado imenso ainda vamos para a sauna o nosso corpo fica imensamente desidratado, podemos até perder a consciência e pode existir uma elevada aceleração dos batimentos cardíacos, ou seja, o que acontece é que durante o exercício a temperatura do corpo sobe e a sauna faz subi-la ainda mais. Para diminuir a temperatura, o corpo necessita de transpirar, ou seja, o suor tem que evaporar do corpo, e isso não acontece em ambientes húmidos.

A prática de sauna é discutível para muitos profissionais de saúde, alguns são a favor e outros são contra, devido ao alto risco de desidratação severa.

Durante a sauna a exposição ao calor traz uma série de alterações no nosso organismo como a dilatação dos vasos sanguíneos, a elevação da frequência cardíaca e da temperatura corporal e ainda a pressão arterial sofre uma queda, sendo responsável pela sensação de moleza no corpo. Por esta razão as pessoas com pressão arterial baixa devem evitar a sauna.

Outro erro que muitas pessoas fazem é tomar um banho frio após a exposição ao calor, este choque térmico pode provocar um aumento ou quebra repentina da nossa pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, e dificuldades respiratórias.

Pessoas com problemas respiratórios (asma, bronquite, etc..) também não devem utilizar a sauna, porque o cheiro forte pode causa espasmos, crises de bronquite e falta de ar, no entanto, muitas pessoas acham que quando estão inalando o vapor os problemas respiratórios melhoram, isto só acontece devido aos óleos aromáticos que possuem propriedades congestionantes como o eucalipto e a cânfora e é isso que pode causar o alívio temporário nas pessoas que possuem problemas respiratórios, porque a sauna não actua no nosso sistema respiratório.

Pessoas que sofrem de problemas do coração como a hipertensão devem ficar longe das saunas, pois quando o nosso corpo é exposto ao calor o coração sofre uma vasodilatação e uma aceleração dos batimentos cardíacos, que origina a subida da pressão e pode causar enfarto.

Outra coisa que muitas pessoas pensam é que quando vão para a sauna, vão emagrecer, o que é errado. A verdade é que como transpiramos muito na sauna o que perdemos realmente são os líquidos e não a gordura. A perda de peso é totalmente momentânea, pois volta quando nos hidratamos novamente. A sauna ajuda a prevenir a celulite, pois ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquido.

A sauna deve ser utilizada com moderação e devemos ter muito cuidado, é claro que não existem muitos estudos sobre o assunto, nem comprovações científicas sobre os aspectos positivos da sauna.
Enviar um comentário