segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sauna depois do exercício não combina

A sauna é óptima para ajudar a relaxar o corpo, no entanto a combinação de sauna depois do exercício físico não combina.

Para ser sincera eu até há pouco tempo, fazia isto mesmo, depois do exercício físico ia até à sauna. Mas depois li uns artigos que diziam que fazia mal e vi tinham razão, que tinham lógica.

Durante o exercício físico transpiramos muito e a água que ingerimos não é a suficiente para aquilo que transpiramos. Assim, se depois de já termos transpirado imenso ainda vamos para a sauna o nosso corpo fica imensamente desidratado, podemos até perder a consciência e pode existir uma elevada aceleração dos batimentos cardíacos, ou seja, o que acontece é que durante o exercício a temperatura do corpo sobe e a sauna faz subi-la ainda mais. Para diminuir a temperatura, o corpo necessita de transpirar, ou seja, o suor tem que evaporar do corpo, e isso não acontece em ambientes húmidos.

A prática de sauna é discutível para muitos profissionais de saúde, alguns são a favor e outros são contra, devido ao alto risco de desidratação severa.

Durante a sauna a exposição ao calor traz uma série de alterações no nosso organismo como a dilatação dos vasos sanguíneos, a elevação da frequência cardíaca e da temperatura corporal e ainda a pressão arterial sofre uma queda, sendo responsável pela sensação de moleza no corpo. Por esta razão as pessoas com pressão arterial baixa devem evitar a sauna.

Outro erro que muitas pessoas fazem é tomar um banho frio após a exposição ao calor, este choque térmico pode provocar um aumento ou quebra repentina da nossa pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, e dificuldades respiratórias.

Pessoas com problemas respiratórios (asma, bronquite, etc..) também não devem utilizar a sauna, porque o cheiro forte pode causa espasmos, crises de bronquite e falta de ar, no entanto, muitas pessoas acham que quando estão inalando o vapor os problemas respiratórios melhoram, isto só acontece devido aos óleos aromáticos que possuem propriedades congestionantes como o eucalipto e a cânfora e é isso que pode causar o alívio temporário nas pessoas que possuem problemas respiratórios, porque a sauna não actua no nosso sistema respiratório.

Pessoas que sofrem de problemas do coração como a hipertensão devem ficar longe das saunas, pois quando o nosso corpo é exposto ao calor o coração sofre uma vasodilatação e uma aceleração dos batimentos cardíacos, que origina a subida da pressão e pode causar enfarto.

Outra coisa que muitas pessoas pensam é que quando vão para a sauna, vão emagrecer, o que é errado. A verdade é que como transpiramos muito na sauna o que perdemos realmente são os líquidos e não a gordura. A perda de peso é totalmente momentânea, pois volta quando nos hidratamos novamente. A sauna ajuda a prevenir a celulite, pois ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquido.

A sauna deve ser utilizada com moderação e devemos ter muito cuidado, é claro que não existem muitos estudos sobre o assunto, nem comprovações científicas sobre os aspectos positivos da sauna.

4 comentários:

Pedro disse...

Olá Sara,
como apreciador de sauna, tenho lido bastantes artigos acerca dos benefícios/malefícios da sauna e é fácil encontrar de tudo. Penso que como em tudo há que usar o bom senso. Se depois de uma sessão de exercício extenuante o corpo pede agua, não será boa ideia ir para a sauna, mas se nos sentimos bem com fôlego e suficientemente hidratado, não parece mal uns 10 a 15 minutos numa sauna.
Parabéns pelo Blog,
Pedro

Sara Mendes disse...

Sim claro que depende de pessoa para pessoa, e do treino que a pessoa tem. Escrevi este post mais na base de dizer ás pessoas para terem cuidado. Obrigado pelo comment, fico contente por gostares do blog :)

Sara

woojie disse...

Pois eu concordo com o teu artigo, mas tambem concordo com o Pedro. Eu usava a sauna todos os dias no fim do treino, mas agora só uso 3 vezes por semana, isto porque á terça e á quinta faço spinning e começei a notar que aguentava menos do que os 15m, coisa que normalmente aguento bem, agora só faço no fim da musculação e para mim resulta muito bem até porque nem me sinto dorido, no entanto não posso dizer que resulta para todos os praticantes de musculação até porque ao que vejo muita gente leva mais a sério a musculação que eu ;p

Filipe

Anónimo disse...

Olá Sara. Gostava de saber onde é que aprendeu que a vasodilatação faz aumentar a pressão arterial... O seu artigo, do ponto de vista científico, tem deficiências muito graves. Não sou apologista de saunas, de facto, mas os seus argumentos carecem de revisão. Serve como aviso que a informação que se retira da internet não tem validade científica. Experimente consultar a B-ON.

Cumprimentos

Dr. Pereira Alves (cardiologista)