sábado, 5 de dezembro de 2009

Quinoa e Soja – quais a diferenças?

A quinoa e a soja são dois alimentos bastante consumidos por vegetarianos, e também por pessoas que levam uma alimentação saudável, pois são dois produtos bastante nutritivos. No entanto, existem algumas diferenças entre eles. Este artigo consiste em descobrir as diferenças entre estes dois alimentos de alto valor nutricional.

-> Quem é quem

A soja faz parte das leguminosas, ou seja, é uma vegetal que nasce nas vagens. Não é somente um alimento de alta qualidade proteica, tem também um papel preventivo e terapêutico nas doenças cardiovasculares, cancro, osteoporose e no alívio de sintomas da menopausa. O componente funcional da soja são as isoflavonas, denominadas de fitoestrógenos por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogénicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. O consumo da soja contribui para a redução do colesterol aumenta o conteúdo de minerais nos ossos e apresenta uma actividade anticancerígena.

A quinoa é um tipo de grão, oriunda da América Central que alimentava os Incas. Apesar ser considerada um pseudo cereal, do género do grão, pertence à família das Quenopodiáceas, a mesma do espinafre e da beterraba. A sua qualidade nutricional é melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados.

-> Qual a mais calórica?

Comparando os dois alimentos, chegamos à conclusão que a soja é muito mais calórica, pois é um alimento calórico-protéico, e uma ingestão em grande quantidade pode provocar aumento de peso corporal dependendo do metabolismo de cada pessoa.

- 100g de Quinoa: 340 calorias
- 100g de Soja: 400 calorias

-> Qual a que possui mais gordura?

A quinoa é relativamente pobre em gordura (cerca de 10%), a soja possui mais gordura.

- 100g de Quinoa: 5,37 gramas
- 100g de Soja: 22,1 gramas

-> Qual a melhor para atletas (força muscular)?

A soja fornece mais proteína, que é um nutriente fundamental para a construção dos músculos. Dos vinte aminoácidos que o ser humano requer, onze são produzidos pelo nosso corpo, os outros nove são obtidos pela alimentação, a soja fornece todos os nove restantes, sendo assim uma proteína completa, contribuindo para o ganho de massa magra.

- 100g de Quinoa: 14,16 gramas de proteina
- 100g de Soja: 40,5 gramas de proteina

-> Qual a que reduz mais os problemas cardiovasculares?

A soja é a melhor pois oferece quatro vezes mais folato que a quinoa. Folato é uma vitamina capaz de diminuir o risco de problemas cardiovasculares. Uma pessoa precisa por dia de 400 microgramas deste nutriente.

- 100g de Quinoa: 41 microgramas de folato
- 100g de Soja: 170 microgramas de folato

-> Qual a que fornece mais hidratos de carbono?

A quinoa é campeã em hidratos de carbono, ou seja, é um nutriente de energia pura.

- 100g de Quinoa: 59,8 gramas de hidratos de carbono
- 100g de Soja: 22,1 gramas de hidratos de carbono

-> Qual a que possui mais cálcio?

A soja tem muito mais cálcio, que é um mineral indispensável para os ossos. Homens e mulheres deviam consumir 1 mil miligramas todos os dias.

- 100g de Quinoa: 66,6 miligramas
- 100g de Soja: 232 miligramas

-> Qual a melhor para cansaço?

A soja está repleta de fósforo, este é o mineral que ajuda no cansaço do dia-a-dia. Ambos os sexos deveriam consumir 700 miligramas por dia.

- 100g de Quinoa: 408,3 miligramas de fosforo
- 100g de Soja: 472 miligramas de fostoro

Concluíndo a Soja e a Quinoa são dois alimentos, de alto valor nutricional, mas cada um deles é destinado a campos diferentes.

Sem comentários: