sábado, 24 de outubro de 2009

Tudo engorda,até uma simples salada...

Pois é minha gente, tudo o que comemos engorda. Muitos agora estão a dizer que por exemplo, a salada não engorda, mas enganam-se.

É claro que uma salada só com alface (1 caloria cada folha), um pouco de rúcula (1,5 calorias cada ramo), e cenoura (menos de 5 calorias cada colher de sopa) não engorda, pois não possui muitas calorias. O problema está no que se acrescenta depois, como por exemplo tomate seco, nozes ou pinhões, molho rosé para dar aquele gostinho saboroso.

As pessoas quando estão a fazer dieta olham muito para a salada como única hipótese de refeição, e demonizam o arroz, o pão e a massa, mas numa dieta podemos comer alimentos saudáveis desde que consumidos com parcimónia.

Como disse as pessoas demonizam alguns alimentos, muitos dizem ser alimentos “maus” para quem deseja emagrecer. Mas por outro lado, as coisas que “não engordam” são consumidas sem remorso, como o frango, peixe, mozarela de búfala, bolachas de água e sal, frutas. E é mesma aqui que mora aquele pneuzinho e aquela celulite que não sai.

As pessoas mais gordinhas acham que nunca comem muito, mas não conseguem emagrece, por isso das duas uma, ou não dizem a verdade ou então estão se a enganar a elas próprias na quantidade, no horário e na qualidade. O que acontece muitas vezes, e se tiver enganada por favor desmintam-me, é que as pessoas mais gordinhas e que querem emagrecer, muitas vezes comem pouco nas refeições principais, mas o problema é o que comem fora das refeições e normalmente coisas que engordam, como pão, queijo, frutos secos, biscoitinhos, e é isto que geralmente faz com que não consigam emagrecer.

As frutas são outros grandes problemas, por exemplo o abacate e o coco têm muita gordura, e o kiwi e a uva tem imensa frutose que é uma espécie de açúcar, não estou a dizer que não devemos comer fruta, porque o devemos fazer, devido às vitaminas e minerais que contem, mas não devemos pensar que só porque é fruta que a devemos consumir indiscriminadamente, embora seja muito saudável é também muito calórica, por isso é muito importante ter em atenção as quantidades ingeridas.

Outro exemplo, de um alimento que as pessoas consomem muito quando estão em dieta, porque pensam que não engorda, é o sumo de laranja, “um único copo leva até cinco laranjas, e engorda tanto quanto um pão francês com queijo.”, e no fim não satisfaz muito, porque é líquido.

Outros exemplos do que não se deve comer quando se está de dieta:

- Quem vai ao McDonald pensa que os nuggets são uma boa opção, tire essa ideia da cabeça.Nuggets consistem em pasta de frango envolta em farinha e frita em óleo quente, e não é de modo algum uma opção light do McDonald’s.

- Quem vai a um restaurante e pede um peixe grelhado, esquece-se que juntamente com este peixinho grelhado vem sempre com manteiga por cima, e esta também não é considerada uma refeição de dieta.

- Quem vai aqueles buffets, e pede salada com quiche lembre-se que essa refeição pode chegar às 900 calorias, que é mais do que um cheeseburger com batatas.

- Quem vai a uma churrascaria e come somente carne e salada pensa que é o restaurante ideal contra calorias, mas está completamente errado, as porções de carne são sempre muito maiores do que o recomendado numa dieta, e normalmente as pessoas são induzidas a comer mais, logo estão a ingerir muitas mais calorias do que o pretendido.

- Quem vai a um restaurante japonês também não escapa ileso, as pessoas pensam que tudo o que é frio não engorda, era bom não era. Mas não é a realidade, por exemplo uma única unidade de sushi tem 40 calorias, e ninguém no mundo consegue comer somente uma unidade de sushi. Cinco sashimis de salmão somam logo 180 calorias, sem contar com o molho de soja. No entanto, é muito mais saudável comer 600 calorias de sushi e sashimi do que um hambúrguer, mas os dois engordam de igual forma.

Acredito que nunca tinha pensado nisto, mas esta é a realidade que enfrentamos, e é por isso que muita gente não sabe o que faz de errado, quando está a fazer uma dieta.
Assim um prato de dieta, para quem quer perder peso rapidamente, é pequeno (pouca quantidade), e de preferência deve levar carne magra grelhada (peitos de frango, bifes de peru ou carne vermelha), vegetais e um pouquinho de arroz (2 ou 3 colheres de sopa). Pode ainda acrescentar folhas de alface e uma pêra ou uma maça para sobremesa, e nesta refeição tem cerca de 300 calorias.

No entanto, existem truques para enganar o paladar, mas para quem deseja emagrecer infelizmente é sempre um sacrifício.

Truques:
- Tempere a carne magra com sopa de cebola light de pacote, antes de grelhar
- Incremente o molho da salada com algumas colheradas de soda light (vai bem com limão e mostarda, com iogurte e alho e ainda com alho assado, limão e tomate picadinho)
- Enquanto está a grelhar a carne, mete especiarias, como acafrão, caril, ervas para grelhados.
- Na salada use o molho de iogurte em vez de molho rosé ou azeite ou maionese.

Deixo-vos aqui um exemplo de uma receita de salada de rúcula com salmão fumado e abacate, para terem noção de uma simples salada pode ter tantas calorias. Como podem verificar pelos ingredientes é uma salada de sabores contrastantes, mas que se complementam muito bem, possui um sabor forte do salmão fumado e da rúcula que são amenizados pela maionese, pela lima e pelo abacate, parece delicioso e bastante leve não é???

Pois é mas se fizerem contas às calorias desta saladita até se assustam, possui mais ou menos 500 calorias a porção, e o que tem mais calorias é o abacate, pois este é muito rico em gorduras monoinsaturadas idênticas ás do azeite.

Em baixo está a receita:

Salada Rúcula, Salmão Fumado e Abacate


Calorias: +/- 549 Kcal por porção.
Tempo de Preparação: 15 min.
Quantidade: 4 porções

Ingredientes

Para a Salada
- 50 g de folhas de rúcula selvagem
- 1 colher de sopa de salsa fresca picada
- 2 cebolinhas-verdes em cubinhos
- 2 abacates grandes
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 250g de salmão fumado
- Quartos de limão ou lima para servir

Para a maionese de lima
- 100 ml de maionese light
- 2 colheres de sopa de sumo de lima
- Casca finamente ralada de uma lima
- 1 colher de sopa de salsa fresca picada, mais uns pezinhos para guarnecer

Preparação
1. Esfarrape a rúcula e divida-a por 4 taças ou pratos individuais. Salpique com a salsa picada e a cebola.
2. Corte os abacates ao meio, retire o caroço, descasque-os e corte a polpa em pedacinhos ou fatias finas. Pincele com sumo de limão para que não oxidem e divida pelas 4 doses de salada. Envolva com cuidado.
3. Corte o salmão fumado em tiras e espalhe-as por cima da salada.
4. Ponha a maionese numa tigela, junte o sumo e a casca da lima e a salsa picada. Misture tudo muito bem.
5. Deite uma colher de maionese de lima sobre cada uma das saladas, guarneça com pezinhos de salsa e sirva com quartos de lima/limão que deverão ser espremidos por cima.
Enviar um comentário