quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Courgettes


Na minha casa tenho um quintal pequeno, e nele tenho plantando algumas coisas, como alho francês, tomates, alfaces, courgettes, couve, brócolos, beterraba, ou seja, uma série de alimentos saudáveis :)

Este ano tive imensa courgette e até então só utilizava a courgette para fazer sopa ou então courgette recheada. Mas com tanta courgette não podia andar sempre a fazer a mesma coisa, então comecei a pesquisar por receitas com courgette e encontrei imensas deliciosas, no entanto fiz algumas alterações de forma a tornarem-se mais saudáveis.

Nos próximos posts vou-vos deixar algumas das receitas que tenho feito.

Mas antes disso, vou-vos falar sobre esta fruta, pobre em calorias, é rico em minerais, sobretudo potássio.

As courgettes são constituídas essencialmente por água (95%) e hidratos de carbono, com uma baixa percentagem de gorduras e de proteínas, são ricas em fibras, vitaminas A, C e K e potássio. Quando ingeridas não devemos retirar a casca, pois esta possui um alto teor de nutrientes. 

Têm um sabor delicado, suave e cremoso e são óptimas para todos o tipo de receitas, podem ser cozidas, refogadas, fritas, assadas, recheadas ou gratinadas, utilizadas em saladas e sopas ou como acompanhamento.

Estas são aconselhadas no tratamento de problemas digestivos devido à sua constituição rica em mucilagem (tipo de fibra), ou seja, têm propriedades suavizantes da digestão. São também indicadas para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre, porque possuem um pequeno efeito laxante.

Outro factor positivo, ajudam a perder peso devido ao seu baixo valor calórico, no entanto quando frita chega a duplicar/triplicar o número de calorias porque absorve facilmente o azeite/óleo.

São também benéficas para o coração e para os rins devido ao seu elevado nível de potássio e baixo nível de sódio (sal). São indicadas para pessoas que sofram de problemas renais, cardiovasculares e hipertensão, porque ajudam a normalizar os níveis da tensão arterial.

Ajudam ainda a controlar o colesterol porque contêm minerais e compostos fitoquímicos, que ajudam a reduzir o colesterol na corrente sanguínea.

Informação Nutricional:

Valor energético Courgette Crua
Energia (kcal) 17
Proteína (g) 1.6
Gordura (g) 0.3
Hidratos de Carbono totais (g) 2
Fibra (g) 1
Vitamina C (mg) 17
Folatos (mg) 41
Potássio (mg) 248
Cálcio (mg) 22
Magneéio (mg) 20

Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 98-99

Sem comentários: