quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Suplementos alimentares e o século XXI – Parte II - Elimadores de Gordura

Hoje em dia a frase “queimar gorduras” chama atenção de muitas pessoas, e os produtos e as dietas milagrosas estão em todo o lado, seja nas revistas, televisões, rádio, etc.. A industria “perda de peso” movimenta, hoje em dia, cada vez mais cifras milionárias.

O que todas as pessoas desejam é:
“Um comprimido ou um spray que elimine completamente o excesso de gordura corporal sem maiores esforços!”

O problema é que não existem milagres, principalmente para quem deseja emagrecer.

Conseguir emagrecer e definir curvas é o grande desafio de quem procura o corpo ideal. O sucesso desta iniciativa é o fruto de um conjunto de diversos factores, tais como a mudança de hábitos alimentares, treino, descanso e uma suplementação alimentar adequada.

Existem vários produtos no mercado que prometem “queimar” gorduras, entre eles temos o CLA, L-Carnitina, produtos à base de cafeína, quitosana, garcinia, faseolamina, picolinato de cromo, chá verde, chá branco, etc.. É verdade que todos eles apresentam um pequeno auxílio na utilização da gordura corporal como fonte energética, mas não existe nada melhor do que uma dieta bem formulada associada à musculação e exercícios aeróbicos.

Não devem criar muitas expectativas, porque estes produtos só auxiliam no processo, quando acompanhados de uma dieta hipocalórica, adequada em nutrientes, rica em fibras e dividida em cinco ou seis refeições diárias, e treino adequado (que proporcione um gasto energético suficiente). Por isso não esperem milagres!

Os suplementos de queima de gordura, podem-se combinar com suplementos vitamínicos e minerais, proteicos (whey) e anti-catabólicos (bcaa, glutamina, hmb, etc..), isto para um programa em que o objectivo é a definição muscular, porque é necessário preservar a massa muscular magra com uma dieta hipocalórica, é importante manter uma dieta rica em proteínas.

Os suplementos eliminadores de gordura mais utilizados são:

CLA (ácido linoléico conjugado): É um ácido natural presente na carne e leite de alguns animais que se revelou eficaz na redução da gordura e no combate à obesidade humana. Este actua directamente nas células gordas facilitando o processo natural da sua eliminação. O CLA tem a capacidade de reduzir a fixação da gordura pelas células gordas e ajuda que através da corrente sanguínea ela chegue aos músculos onde é queimada e utilizada como energia. Analisando a bioquímica da suplementação do CLA, este melhora os níveis de insulina; activa o tecido adiposo, auxilia na redução da gordura abdominal; aumenta a actividade da lípase hormônio sensível e melhora o perfil lipémico (colesterol, triglicerídeos, etc...). Estes efeitos resultariam como um auxílio no aumento da “queima de gordura” e também um pouco no aumento da massa muscular. Mas isto só acontece se o indivíduo ajustar o seu treino e a dieta.

L-Carnitina: actua como um transportador dos ácidos graxos até à mitocôndria, dentro da célula, onde é metabolizado como energia, ou seja, partindo do principio de que quanto mais L-Carnitina o indivíduo tiver no organismo, mais gordura irá “queimar”, a suplementação com L-Carnitina parece uma maravilha, mas na prática, isto não acontece. A suplementação com este produto só resulta para aquelas pessoas que apresentam uma baixa ingestão de L-Carnitina, como os vegetarianos, por exemplo.

Os principais componentes nos suplementos de emagrecimento são:

Cafeína – estimula a “quebra” das moléculas lipídicas para serem oxidadas e aumenta a performance no treino.

Fibra solúvel: auxilia no controle da libertação do hôrmonio insulina e reduz, um pouco, a absorção de lípidos utilizado em conjunto com a refeição.

Faseolamina: é uma glicoproteína que reduz um pouco a absorção dos hidratos de carbono consumidos.

Caralluma fimbriata: é uma planta que controla o apetite e auxilia na queima de gordura bloqueando a acção das enzimas que actuam no armazenamento da gordura.

Citrus aurantium: acelera um pouco o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

Colina: é uma vitamina do complexo B que possui uma acção semelhante à L-Carnitina no transporte de gordura ao interior das células para serem oxidadas.

Chá-verde: as catequinas, compostos encontrados no chá verde, auxiliam um pouco no aumento de termogênese, que proporciona a queima de gordura.

Garcinia cambogia (ácido hidroxicítrico): inibe uma parcela de síntese de ácidos graxos, por diminuir o fornecimento de acetil coenzima A no metabolismo celular. Este ácido também reduz o apetite.

Cromo: é um mineral que auxilia o controlo, da libertação do hôrmonio insulina no organismo.

Como podem reparar, estes produtos não fazem qualquer tipo de milagres, se o indivíduo não mudar os seus hábitos alimentares e tiver um treino adequado, eles nada farão.

Existem vários tipos de suplementos alimentares e muitas vezes ficamos em dúvida sobre qual a aplicação de cada um, através desta lista poderá ficar um pouco mais informado sobre os suplementos indicados para o emagrecimento: (clique nos produtos para saber mais)

CLA:


Sans Pure CLA 1250 de 180 softgels
Pure CLA da San diminui a actividade lípase das lipoproteínas, reduzindo o armazenamento de triglicéridos nas células gordas.


GoldNutrition - Mega CLA - 90+30 Cáps
O Mega CLA GoldNutrition contém exclusivamente Clarinol – Ácido Linoleico Conjugado – um ácido gordo polisaturado, proveniente do óleo de açafroa (Carthamus tinctorius).


Best Body Nutrition - CLA X BURN de 150 Cap
Possui componentes de valor elevado, os ácidos gordos são facilmente processados e podem apoiar na redução de gordura e melhorar a acumulação de gordura em massa muscular livre.

Nutrytec - CLA de 90 cap
O ácido linoleico conjugado (CLA) é um ácido gordo essencial ligeiramente modificado, pelo que parece que tem certos efeitos saudáveis para o organismo, especialmente na regulação do apetite

Reflex - CLA de 90caps x 1000mg
Reflex CLA contém uma mistura especial 50:50



Ultimate Nutrition - CLA de 90 cap
Estudos realizados sobre a toma de CLA demonstraram uma redução da gordura corporal e um aumento da massa corporal magra, com doses de CLA de até 3,4g/dia, mais que isso tornam-se desnecessárias.

L-Carnitina:


MAMUTH - L-Carnitina liquida de 1 litro
L-Carnitina pode aumentar a performance, através da utilização das gorduras, como fonte energética, poupando o glicogénio.


Nutrytec - L-Carnitina liquida 1Litro
É útil contra a fadiga muscular e evita as perdas proteicas durante o exercício prolongado. Para além de reduzir a formação de ácido lácteo.


Nutrytec - L-Carnitina de 180 Cap
É um aminoácido que acelera o metabolismo das gorduras, sendo por isso ideal para reduzir a percentagem de gordura corporal.


Reflex - L-Carnitine 120caps x 500mg
O papel da L-Carnitina na conversão de gordura em energia é de grande utilidade para os atletas.


GoldNutrition - L-Carnitine de 60 cap
A principal função é promover a utilização dos ácidos gordos livres no plasma, para obtenção de energia. Por outro lado, ao aumentar a utilização dos ácidos gordos, permite poupar o glicogénio muscular.

Termogénicos:


Nutrex - Lipo 6 X de 120CAPS
Esta tecnologia exclusiva combina o aporte imediato de uma cápsula liquida com a distribuição controlada em uma cápsula de libertação retardada. Isto significa que LIPO-6X é o único queimado de gordura que possui múltiplas fases de libertação, rápida e retardada.

San - Tight Hardcore 72 soft gels
É um suplemento dietético totalmente natural composto de óptimos ingredientes. Todos combinados de maneira sinérgica e equilibrada por cientistas especializados em nutrição desportiva.

ARSON de 120 Caps
Arson queima gordura e esgota a água subcutânea, sendo o queimador de gordura mais extremo disponível, que permite traçar os músculos – rapidamente.


Xenadrine RFA-X de 120 caps
Potente fórmula de emagrecimento. Produzido pelos laboratórios Cytogenix, Xenadrine RFA X é um suplemento dietético emagrecedor sem efedrina.

Inibidores de apetite:


BSN - Cheaters Relief de 120 caps
Cheaters Relief fórmula avançada que ajuda a controlar a ingestão de carboidratos e gorduras em sua dieta.


Best Body Nutrition Carb Blocker de 100caps
Carbo Blocker - Bloqueador de Hidratos de Carbono



Best Body Nutrition - Red Burn de 180 caps
Em conjunto com o Fitnesstraining, os componentes naturais do Red Burn, têm um efeito positivo durante a transformação dos hidratos de carbono consumidos.


Reflex - Coleus Forskohlii de 90 caps
Coleus Forskhohlii Guggul Complexo Lipídico poderá fornecer um seguro, efeito colateral eficaz para a perda de gordura juntamente com os benefícios adicionais de saúde.

Mas atenção, temos que ter a noção de que estes suplementos só trarão resultados se aliarem o uso de suplementos a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos.
Enviar um comentário